A aliança de casamento é um dos itens chave na hora do casamento, um dos momentos mais incríveis e importantes da sua vida!
Para eternizar essa linda união e amor, a aliança é o lembrete diário de tudo o que foi jurado no altar.
Por isso, é super importante que você dê uma atenção especial na escolha da aliança do casal, afinal, ela precisa ser perfeita, não é mesmo?
Diante disso, estamos aqui para ajudar você com dicas super importantes para facilitar na hora da compra da aliança.
Basta seguir esses passos e com certeza você terá em seus dedos a melhor escolha!
E então, vem com a gente?

Escolha o teor da sua aliança
A primeira coisa que deve ser pensada no momento da escolha da aliança é sobre o teor de ouro que o casal deseja ter.
Normalmente o ouro escolhido é o de 18k, também descrito como 750. Esse ouro é um dos mais utilizados para a confecção de jóias aqui no Brasil.
Ao comparar com comparado a outros tipos de ouro como o 14k ou 10k, o ouro 18k por ter um alto grau de pureza, garante às joias mais qualidade e durabilidade!
O teor de uma joia com 18k é de 75% de pureza, ou seja, existe na peça 75% de ouro puro + 25% de outras ligas metálicas.
Esses 25% são necessários para garantir uma maior resistência para a jóia, além de determinar qual será a cor do ouro, seja ele amarelo, branco ou rosé.
Confira como são definidas as cores que compõem uma aliança de ouro:
- ouro amarelo — 75% ouro + 12,5% prata + 12,5% cobre;
- ouro rosa — 75% ouro + 22,25% cobre +12,75% prata;
- ouro branco — 75% ouro + 25% paládio;
- ouro negro — ouro 18k + fina camada de corante negro misturado ao banho de ródio;
- ouro verde — 75% ouro + 25% prata + rubídio.

Defina a cor do ouro das suas alianças
Como você viu acima, o ouro pode ter diversas cores a depender da sua composição e no momento de decidir qual será a cor das suas alianças é fundamental levar em consideração a manutenção da peça.
As alianças de ouro amarelo e de ouro rosé não exigem manutenção de cor, por outro lado, as alianças em ouro branco 18k exigem um acabamento que deve ser refeito periodicamente.
Essa manutenção do ouro branco é necessária tendo em vista que o aspecto prateado existe tendo em vista o banho de ródio dado na peça.
Design da aliança
Com a evolução das técnicas de joalheria o que não faltam são opções de design das alianças.
Você pode optar por modelos que tenham o lado externo reto, arredondado, côncavo, cilíndrico, liso, com diamantes, largo, fino, enfim, uma infinidade de opções!
Com tantos modelos, às vezes é difícil para o casal chegar em um consenso.
Nessa realidade, a sugestão é que as pesquisas pelo modelo da aliança comecem pelos modelos que mais agradam aos dois.
Lembrando, que essa parte do design é um dos pontos chave na alteração do valor de cada par, tendo em vista que aspectos como largura, quantidade de pedras e outros detalhes afetam significativamente o valor.

Acabamento externo das alianças
Outro fator que está bem ligado ao design é o acabamento externo das alianças.
Normalmente os casais costumam optar pelo modelo polido brilhante, contudo, existe a opção de ter em sua aliança os acabamentos fosco, diamantado ou jateado.
O acabamento ideal é aquele que tem a ver com o gosto e o estilo do casal e isso deve levar em consideração que esse detalhe é externo e que faz toda diferença.
Anatomia da aliança de casamento para conforto
Além de pensar na questão estética do seu par de alianças um outro fator que deve ser considerado é o acabamento interno da peça.
A aliança deve ser confortável e ajustada ao dedo do casal, tendo em vista que essa joia é de uso diário, retirando do dedo em situações raras.
Por isso, você deve levar em conta a opção de compra de uma aliança anatômica ou boleada, um modelo que possui formato interno mais arredondado, permitindo uma área de contato entre a joia e o dedo menor.
Dessa forma, a joia se adequa de maneira confortável no seu dedo, evitando que a mesma fique apertada e consequentemente prenda a circulação.

O quanto você está disposto(a) a pagar
Falamos bastante sobre os gostos do casal, mas é necessário pensar também no bolso!
Sendo assim, os valores das alianças podem variar bastante, a depender das características da peça, então, quanto mais luxuoso o modelo, maior será o valor do par de alianças!
Se você estiver em busca de alianças com preços mais acessíveis, o recomendado é iniciar a pesquisa por modelos mais estreitos, com 2mm.
O ideal é comprar uma aliança acima de 1mm para garantir a durabilidade da peça.
Afinal, os principais fatores de elevação de preços do par de alianças são largura, espessura e presença de diamantes, por isso é importante realizar orçamentos.
Dica extra: realize o orçamento com antecedência para escolher bem sua aliança de casamento
E por falar em orçamentos, a dica que damos aqui é que você realize-o com antecedência, afinal de contas, as alianças podem ser compradas com planejamento e com calma.
Essas peças são confeccionadas exclusivamente para o casal e é por isso que é super importante pensar no prazo de fabricação e envio.
Portanto, o tempo recomendado para o pedido da sua peça é de dois meses de antecedência, para que a sua encomenda possa chegar com folga até a data esperada para o grande dia.

Você não vai querer mais uma preocupação, não é mesmo?
E lembre-se que, independente de qual modelo escolhido, o verdadeiro valor de uma aliança vai muito além de quanto ela custa.
O par de alianças representa o amor entre o casal, um símbolo de união para o agora e sempre (saiba como surgiu a aliança clicando aqui)!
O seu par perfeito de aliança de casamento está na Malko B!
Na hora da confecção do seu par de alianças perfeito é preciso contar com uma joalheria de confiança e idônea.
Para esse lindo momento da sua vida, conte com a Malko B, uma empresa de excelência, onde é garantida a qualidade do material utilizado.
As nossas alianças são feitas em ouro 18k, diamantes ou zircônia, com garantia vitalícia. Conheça a nossa linha de alianças clicando aqui.