As alianças de casamento simbolizam a união do casal e são importantes para reafirmar o compromisso no altar. Geralmente confeccionadas em metais nobres, elas também possuem longa durabilidade, o que simboliza a longevidade da relação. Mas afinal, qual aliança será melhor para o seu casamento: prata ou ouro?
Continue a leitura e descubra!
Prata ou ouro: qual a melhor aliança para casamento?
Antes de qualquer coisa, precisamos salientar que não há uma opção melhor do que a outra. Tudo depende do orçamento do casal e do gosto pessoal. Hoje, também existem diversos modelos de aliança de casamento com os dois metais, que são modernos e com detalhes diferenciados.
Dito isso, vamos trazer as vantagens de cada um dos metais, para que assim o casal possa ponderar as duas opções e decidir.
Quando usar alianças de prata?
A prata é um metal amplamente utilizado em alianças de namoro e também de noivado. A maior vantagem em relação ao ouro é o preço, afinal, alianças em prata são bem mais acessíveis do que as de ouro. Dessa forma, o material é recomendável para quem procura um metal nobre e possui um orçamento mais enxuto.
O valor atrativo da prata não significa menos qualidade. Afinal, as joias confeccionadas com esse material são tão duráveis quanto as joias em ouro. Com os devidos cuidados, as alianças de prata duram a vida toda! No entanto, as alianças de prata são uma opção inadequada para o casamento e muitas pessoas ainda não relacionam esse metal ao status de relacionamento “casado”.
Assim, é preciso que o casal se prepare para receber perguntas como: “há quanto tempo estão noivos?” ou “quando vai ser o casamento?”. Afinal, o ouro é muito mais escolhido para as alianças de casamento e naturalmente as pessoas tendem a acreditar que é uma aliança de noivado. Entretanto, há muitos casais que não se importam com normas e convenções sociais e podem perfeitamente optar pelas alianças de prata.
Você e seu amor desejam um lindo par de alianças de prata? Conheça nossos modelos.
Aliança de ouro é a mais procurada para casamentos
Há séculos, as alianças em ouro são confeccionadas para celar a união entre duas pessoas. Os antigos alquimistas na Idade Média já relacionavam o ouro à nobreza e o consideravam o material perfeito. Por essa série de significados, o ouro ainda é o material mais procurado para as alianças de casamento.
Mas engana-se quem imagina que apenas o ouro amarelo pode ser uma opção para essa finalidade. O ouro branco e o ouro rosé também são muito bem-vindos, além de serem opções especiais para casais que desejam inovar.
Contudo, no caso do ouro branco, é preciso saber que ele é um material mais sensível e de tempos em tempos será preciso fazer um novo banho. O material costuma perder o brilho, especialmente sem os devidos cuidados.
Já o ouro amarelo, quando comparado ao ouro branco e à prata, é um material de mais fácil manutenção. O ouro tem menos tendência à oxidação (escurecimento) e não precisa ser polido constantemente, como é com a prata.
Conclusão
Embora as alianças de ouro sejam a maior escolha para casamento, as alianças de prata também podem ser utilizadas, dependendo do orçamento do casal e da sua preferência. As duas opções oferecem lindos modelos e boas vantagens.
Contudo, a prata necessita de mais cuidados, assim como o ouro branco. Portanto, a escolha deve ser feita considerando todos estes aspectos. Conte com a gente para te ajudar a fazer essa escolha tão importante!
Conheça nossas alianças de casamento clicando aqui.