Afinal, aliança de moeda antiga Escurece? Este é um questionamento muito frequente sobre as alianças de moeda antiga, se elas escurecem ou não?
Dentre outras perguntas similares que também escutamos muito, são: “essa aliança mareia”, “a aliança preteia”, “aliança de moeda empreteja”…
E a resposta para essa pergunta é – Depende! Depende da pessoa, depende do organismo, se tem alergia a algum componente presente na peça.
-
Quais Moedas são usadas?
Sem mais delongas, vamos a explicação. São usadas moedas que datam de 1920 a 1935 em razão da durabilidade do material.
Sendo assim, as melhores moedas para a produção da joia são as de 2 cruzeiros e de 1000 reis, ambas da década de 20.
Na composição da moeda antiga, tem o Bronze, o alumínio e o níquel, esses são os componentes mais importantes e que permitem serem manipulados sob alta pressão e calor, podendo derreter as moedas e fazer o aro das alianças.
ÁCIDO ÚRICO NO ORGANISMO E COMO AGE NAS ALIANÇAS DE MOEDA ANTIGA
Outra questão, é que em nosso corpo temos o ácido úrico e iodo no sangue, que varia sua intensidade de pessoa para pessoa, sendo do nível mais baixo até o mais elevado. (Conheça aqui sobre ácido úrico no wikipédia)
Este ácido sai como partículas de cristais dos poros junto com o suor, que quando entra em contato com o níquel presente na moeda, ocorre o escurecimento do dedo, deixando-o esverdeado ou até mesmo a oxidação da joia.
Vale lembrar, que a sujeira ou mancha por cima da sua aliança de moeda antiga é apenas uma camada superficial, e com uma pequena limpeza a cor volta ao estado normal.
Um detalhe interessante é que em algumas pessoas aparece com questão de horas esse escurecimento, em outras com dias ou meses e tem a quem nunca ocorra essa oxidação.
Por este motivo, recomendamos fazer as alianças de moeda antiga com revestimento em aço cirúrgico. Deixando a parte interna da peça na cor prateada e quando colocado no dedo não aparece. Este revestimento interno protege ou evita em até 70% de deixar o dedo do casal sujar.
Contudo, isto não é motivo para se assustar, este escurecimento não é prejudicial à saúde e nem para danificar a aliança. Sendo, que muitas vezes um pequeno e rápido polimento nas alianças, já fazem elas voltarem ao seu estado normal.
Por fim, saiba que sempre deve haver cuidados para não aumentar esse ácido no organismo. Assim como, Cuidar da sua alimentação e fazer atividade fisica.
Depois de entender melhor, venha conhecer nossas alianças de moeda antiga.