You are currently viewing Aliança de Moeda Escurece?

Aliança de Moeda Escurece?

Este é um questionamento muito frequente sobre as alianças de moeda antiga, se elas escurecem ou não?

Dentre outras perguntas similares que também escutamos muito, são: “essa aliança mareia”, “a aliança preteia”, “aliança de moeda empreteja”…

E a resposta para essa pergunta é – Depende! Depende da pessoa, depende do organismo, se tem alergia a algum componente presente na peça.

Sem mais delongas, vamos a explicação. São usadas moedas que datam de 1920 a 1935 em razão da durabilidade do material.

As melhores moedas para a produção da joia são as de 2 cruzeiros e de 1000 reis, ambas da década de 20.

Na composição da moeda antiga, tem o Bronze, o alumínio e o níquel, esses são os componentes mais importantes e que permitem serem manipulados sob alta pressão e calor, podendo derreter as moedas e fazer o aro das alianças.

Outra questão, é que em nosso corpo temos o ácido úrico e iodo no sangue, que varia sua intensidade de pessoa para pessoa, sendo do nível mais baixo até o mais elevado.

Este ácido sai como partículas de cristais dos poros junto com o suor, que quando entra em contato com o níquel presente na moeda, ocorre o escurecimento do dedo, deixando-o esverdeado ou até mesmo a oxidação da joia.

Vale lembrar que a sujeira ou mancha por cima da sua aliança de moeda antiga é apenas uma camada superficial, e com uma pequena limpeza a cor volta ao estado normal.

Um detalhe interessante é que em algumas pessoas aparece com questão de horas esse escurecimento, em outras com dias ou meses e tem a quem nunca ocorra essa oxidação.

Por este motivo, recomendamos fazer as alianças de moeda antiga com revestimento em aço cirúrgico. Deixando a parte interna da peça na cor prateada e quando colocado no dedo não aparece. Este revestimento interno protege ou evita em até 70% de deixar o dedo do casal sujar.

Mas isto não é motivo para se assustar, este escurecimento não é prejudicial à saúde e nem para danificar a aliança.

Mas claro que deve haver cuidados para não aumentar esse ácido no organismo.

Deixe um comentário