Você está visualizando atualmente As 6 necessidades humanas

As 6 necessidades humanas

As 6 necessidades humanas interferem diretamente no nosso relacionamento, porém, poucas pessoas sebem disso. Já parou para pensar porque fazemos as coisas que fazemos, sem ao menos nos dar conta do por que estamos fazendo? E porque somos movidos por essas coisas ou atitudes?

Joalheria especializada em Alianças. Solicite um orçamento RÁPIDO e GRÁTIS… Mais de 15 mil pares entregues.

As 6 ncessidades humanas

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS NECESSIDADES HUMANAS E COMO MANTER O EQUILÍBRIO DELAS DENTRO DO RELACIONAMENTO?

O princípio das necessidades humanas foi catalogado na década de 50 por Abraham Maslow, que criou a Pirâmide de Maslow. 

A partir dessa teoria, Anthony Robbins, estudioso da Terapia Cognitiva, Terapia Gestalt, Programação Linguística Neural, e muitos outros modelos de pensamento, desenvolveu uma metodologia para conhecer e entender o que ele acreditava serem as seis “necessidades” psicológicas fundamentais.

Por fim, depois de mais de 33 anos de estudos, Anthony Robbins conceituou os preceitos da psicologia das necessidades humanas, que, na verdade, é uma releitura da teoria de Maslow na qual ele considera seis necessidades.

São elas:

  • 1.1. Certeza ou conforto
  • 1.2. Incerteza ou variedade
  • 1.3. Significância
  • 1.4. Amor ou conexão
  • 1.5. Crescimento
  • 1.6. Contribuição

AS 6 necessidades humanas são divididas em dois grupos:

Personalidade

1.1. Certeza: Necessidade de sobrevivência, conforto. Acima de tudo, no relacionamento, a segurança é como a base de uma fortaleza. Um casal com orçamento relativamente baixo, planeja tudo, o dinheiro é contado. Portanto, uma viagem é planejada nos mínimos detalhes para não haver gastos excessivos, mantendo o equilíbrio e a segurança. 

1.2. Incerteza: Necessidade de  diversidade, mudança, surpresa, desafio e aventura. A vida a dois também pede por aventura, por uma chama que mantenha a relação viva. É a busca por novos horizontes juntos, a exploração de novos caminhos e rotinas, como um novo projeto de vida ou uma viagem inesperada mesmo que isso traga incerteza e riscos. Em resumo, a aventura é o tempero que mantém a rotina longe da monotonia.

1.3. Significância: Esse nível aborda a necessidade de validação, sensação necessária, honrada, desejada e especial.  Acima de tudo é saber que suas ações, pensamentos, opiniões, conselhos e presença, têm significado. Na significância cuidar da autoestima e do ego é muito importante, pois o casal que se ajuda nos afazeres de casa, cuida dos filhos, gostam de ser elogiados. Isso ajuda na autoestima e a pessoa se sente valorizada. Por outro lado, se o casal não reconhece o esforço do outro ou até mesmo após uma discussão não pede desculpa deixando o ego falar mais alto, pode prejudicar a relação. 

1.4. Amor ou Conexão: Refere-se à necessidade de  intimidade, comunicação e amor compartilhado com o outro. Ou seja, casal nutre um amor profundo, uma amizade forte e um relacionamento íntimo e verdadeiro. Por fim o lado espiritual sela a conexão, logo o amor dura para sempre.

As 6 necessidades humanas são essênciais para construção de um relacionamento feliz.

Espirito:

1.5. As 6 necessidades humanas: Crescimento: Esse nível diz respeito à necessidade de desenvolvimento emocional, espiritual físico e intelectual Todo relacionamento tem necessidade de crescimento. Por exemplo, ser um pai, mãe melhor, marido e esposa melhor, ser um profissional melhor. No entanto, o lado espiritual conta muito dentro do relacionamento, para mantê-los firmes em seus princípios. Por fim, um relacionamento que não cresce, acaba. 

1.6. Contribuição: Esse nível é referente à necessidade de proteger quem você ama, assim como dar, servir, cuidar do bem dele. É a disposição para caminhar juntos, apoiar-se mutuamente, dividir fardos e multiplicar alegrias. Muitas vezes a pessoa abre mão de algo para satisfazer o outro. Por exemplo, a mulher abre mão de seus sonhos peofissionais para ter um filho, mesmo que seja temporariamente, isso faz ela se sentir significante. A ausência desse espírito colaborativo muitas vezes destrói a relação.

Mas é na jornada através desses altos e baixos que reside a verdadeira magia de as 6 necessidades humanas. É na superação dos desafios que o companheirismo se fortalece, e a promessa do amor verdadeiro se revela. Ou seja, nos altos e baixos da vida a dois, encontrar o equilíbrio entre essas necessidades é a chave para um relacionamento duradouro, desafiando os obstáculos que surgem no caminho.

Ao conhecer as 6 necessidades humanas, você tem mais ferramentas para compreender o seu amor e fazer menos julgamentos. Isso porque é possível entender que cada pessoa está em um nível de evolução, que leva a certa atitude ou comportamento.

E você: está pronto para viver o relacionamento dos sonhos?

Deixe um comentário