As 5 fases do relacionamento são processos de crescimento e amadurecimento que todo casal passa. Portanto, é muito provável que você também ira passar por essas fases comuns entre casais.
Muitos casais não sabem lidar com essa situação e acabam tendo problemas de relacionamento a vida toda, afetando o futuro dos relacionamentos dos filhos. Por exemplo, se atualmente você está passando por essa situação, certamente está repetindo os hábitos ruins dos seus pais.
Neste blog, iremos pontuar essas fases para te ajudar a entender melhor este processo. Continue conosco e entenda tudo sobre as 5 fases do relacionamento, afinal, são essas fases que moldam a conexão e o amor entre duas pessoas.
As 5 fases do relacionamento
1. Paixão / Atração:
Esta fase inicial do relacionamento é caracterizada por intensa paixão, atração física e emocional. É onde a química e o entusiasmo são mais evidentes. Nesta fase, o desejo é ficar o tempo todo com aquela pessoa, não importa hora e local. A única coisa que importa é estar com ela, não é mesmo?
2. Construção / Construção de Confiança:
Nesta fase, estamos com os pés no chão. A paixão dimimui, logo, começamos a nutrir o amor e pensar racionalmente, aprofundando o relacionamento. As pessoas aprendem mais sobre seus parceiros, constroem confiança, compartilham experiências e começam a criar uma base sólida para a relação. Mas ao mesmo tempo, podem descobrir que aquela pessoa não é a alma gêmea que pensavam. É o momento de selar o fim do relacionamento.
As 5 fases do relacionamento: 3. Estabilidade / Comodidade:
Aqui, o relacionamento está mais estável. Há uma sensação de conforto e familiaridade, e o casal passa a se conhecer melhor, estabelecendo rotinas. Embora as rotinas sejam essenciais para uma vida equilibrada e estável, elas também podem prejudicar. Para resumir, assim fazendo o casal cair na mesmice e trazendo afastamento e crises.
4. Desafios / Crise:
Nesta fase do relacionamento, é comum surgirem desafios, conflitos e dificuldades. As diferenças individuais, expectativas não atendidas e problemas não resolvidos podem criar tensões. No entanto, esses problemas geralmente são causados por rotinas e hábitos ruins adquiridos ao longo do tempo pelo casal ou por um dos parceiros.
Neste caso, é importante uma boa conversa sobre o assunto, apontar os erros de ambos e chegar a um acordo comum. Por fim, logo após a essa conversa, o casal se compromete a melhorar os pontos negativos e a buscar a paz.
As 5 fases do relacionamento: 5. Compromisso / Aceitação ou Separação:
Quando o casal enfrenta os desafios juntos, o relacionamento pode se fortalecer, assim levando a um maior compromisso e aceitação das duas partes, nesse sentido o casal cresce, evolui e prosperam juntos. Assim como pode levar à separação se os desafios e objetivos não estiverem em harmonia.
É importante observar que nem todos os relacionamentos passam por todas essas fases de maneira linear. No entanto em alguns casos, essas fases duram mais tempo, sendo a crise a mais comum. Afinal de contas, a maioria das pessoas tem dificuldades em identificar defeitos e em assumir que está errado.